Por que precisamos do estresse no emprego

Homem pensativo

Qual de nós não sofreu estresse? Súbita alegria ou medo, más notícias ou novas experiências de viagem – tudo isso provoca reações estressantes do corpo e é inerente a nós por natureza. A única diferença é que o estresse “bom” (de curto prazo) mobiliza nosso corpo, permitindo que ele escape do maníaco em uma noite escura, para atingir seus objetivos esportivos e de carreira. Se o estresse é “ruim” (a longo prazo), vice-versa – nosso desempenho diminui, o corpo se desgasta e a qualidade de vida diminui significativamente.

Hoje discutiremos esse importante tópico para as pessoas modernas, especialmente para RH, e entenderemos o que é estresse, quais são suas conseqüências, por que é importante monitorar seu nível de estresse e como reagir corretamente ao estresse.

O que é estresse e como isso acontece?

O estresse é a reação do corpo aos efeitos de vários fatores adversos físicos e psicológicos, por exemplo, barulho irritante ou a necessidade de tomar uma decisão rápida em pouco tempo. O estresse pode trazer não apenas ameaças reais, mas imaginárias.

Independentemente da natureza do estímulo e de sua definição (positiva ou negativa), o corpo ativa o sistema nervoso simpático, liberando os mesmos hormônios: adrenalina, cortisol, noradrenalina e corticosterona. Endorfina e serotonina, hormônios da felicidade, começam a ser produzidos para proteger o corpo do estresse, e a produção de insulina e hormônio do crescimento é reduzida.

O que acontece com os outros órgãos do nosso corpo:

  • vasos sanguíneos que vão para o cérebro, pele e órgãos internos são estreitados para evitar possíveis sangramentos, a pressão arterial aumenta;
  • palpitações aumentam;
  • o sistema digestivo trabalha devagar para que o corpo não desperdice energia em excesso;
  • os níveis de glicose no sangue aumentam;
  • visão e audição se tornam mais nítidas 
  • a atenção plena é aprimorada.

Como você pode ver, nosso corpo mobiliza todos os sistemas para a sobrevivência. Essas reações se formaram mesmo em nossos ancestrais, que caçavam mamutes, lutaram por um parceiro para continuar o clã e se adaptaram a várias mudanças climáticas. 

Mas o fato é que as pessoas modernas têm muito menos probabilidade de encontrar uma ameaça física real, e seu corpo de qualquer maneira, toda vez que encontra estresse, traz todos os órgãos à prontidão total de combate. 

Há boas notícias – nosso corpo se adapta a um certo tipo de estresse se o fator de estresse é repetido regularmente. Por exemplo, é desconfortável que você se familiarize com as pessoas, mas quando você se reencontra, seu corpo se adapta. Isso significa que seu décimo conhecido já estará acompanhado por um nível mínimo de estresse.

Por outro lado, o corpo não lida com o estresse prolongado ou severo e nos esgota como se fizéssemos o que procuramos por mamutes todos os dias. Isso já é chamado de “angústia”, onde o prefixo “di” significa “destruição”.

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Como resultado, uma pessoa pode desenvolver neuroses, transtornos mentais, exacerbar doenças somáticas ou crônicas. Condições estressantes a longo prazo prejudicam nossa saúde e reduzem a qualidade de vida em geral. 

6 efeitos do estresse no corpo

Vejamos como o sofrimento afeta nossa saúde e quais são seus efeitos mais comuns. 

1. Distúrbios do sono 

Psiquiatras das universidades médicas de Chicago e Pittsburgh pesquisam há nove anos sobre a relação entre distúrbios do sono e estresse. Mulheres com altos níveis de estresse sofriam de insônia ou dormiam intermitentemente e dormiam pouco. Por sua vez, o sono não saudável crônico provoca o desenvolvimento de diabetes, mau funcionamento do sistema cardiovascular e comprometimento da memória. 

2. Imunidade diminuída

Provavelmente, você notou que os períodos mais estressantes da vida eram frequentemente acompanhados de uma deterioração do bem-estar e uma diminuição da resistência do organismo a vários vírus, como SARS ou herpes. O Maryland Medical Center explica esse fenômeno com um excesso de cortisol, que enfraquece o sistema imunológico e sua capacidade de combater rapidamente “estranhos” no corpo. Com o estresse prolongado, o sistema imunológico é perturbado, o que pode causar doenças auto-imunes e até câncer . 

3. problemas dermatológicos

Um estudo realizado por cientistas da Universidade da Califórnia provou que a saúde emocional e a condição da pele estão interconectadas. Condições estressantes podem provocar o aparecimento de acne, eczema, psoríase e outros problemas dermatológicos. 

Moça com dor de cabeça
Moça com dor de cabeça

4. Problemas com o trato digestivo

Você se lembra de como, na escola ou universidade, antes de uma apresentação importante, você foi dominado por uma náusea ou um desejo de ir ao banheiro? Isso não é acidente, pelo menos de acordo com pesquisas de especialistas do Centro Médico da Universidade de Maryland. Eles determinaram que existe uma relação entre o cérebro e os intestinos. É o processo digestivo que é um dos primeiros a sofrer durante o estresse. O corpo se concentra em outros processos vitais, como resultado dos quais o fluxo sanguíneo para os órgãos do trato gastrointestinal diminui, sua atividade diminui e os nutrientes não são tão ativamente absorvidos. O estresse frequente é um problema para o organismo, com distúrbios digestivos e doenças do trato digestivo. 

5. Depressão

O Instituto Nacional de Saúde dos EUA chama o estresse de um dos fatores de risco para a depressão. O fato é que o estresse inibe o crescimento de novas células nervosas. Em pessoas propensas à depressão, de acordo com estudos, o hipocampo (a parte do cérebro que pode produzir novos neurônios) é 9 a 13% menor que o restante. Isso está associado a estados depressivos suprimidos. 

6. Doença cardíaca 

Segundo estudos médicos , condições estressantes crônicas podem levar a doenças cardíacas e hipertensão, o que aumenta o risco de ataques cardíacos e derrames. 

Como reconhecer os sinais de estresse “ruim”?

O oposto de angústia é chamado eustress, uma resposta curta ao estresse de um estímulo. A diferença é que, após a eustress, você se recupera rapidamente e, após algumas horas, continua a viver em seu ritmo, fazendo as coisas com calma. Ou seu corpo se adapta a ele, se, por exemplo, você começou a se acalmar, a visitar uma academia, a mudar para outro local de trabalho. Inicialmente, você se sente desconfortável e as sensações retornam ao normal. 

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Estresse “ruim” traz desconforto óbvio que você sente constantemente. Pode ser:

  • problemas fisiológicos : dores de cabeça, tensão muscular, fadiga, distúrbios do sono, problemas estomacais ou hipertensão;
  • psicológico : irritação, ansiedade, depressão.

Importante! Se você notar um mau funcionamento do corpo no contexto de estresse prolongado, não deixe de visitar seu médico. 

Você também pode avaliar independentemente o nível de estresse em que está agora. Verifique seu nível de estresse o mais rápido possível para entender em que condição seu corpo está e para impedir o desenvolvimento de angústia.

Por que o estresse não é necessário para “lutar”?

“Também e como deveria!” Você diz. Além disso, na visão de muitos, o estresse é um inimigo que precisa ser derrotado de uma vez por todas. Mas isso não é inteiramente verdade. 

Chuck Palahniuk em seu livro “Diário” descreveu o estresse da seguinte forma: “Qualquer estresse em quantidade suficiente … bom ou ruim, amor ou dor, pode quebrar nosso senso comum e nos fornecer pensamentos e habilidades que não podem ser obtidos de outra maneira”.

E ele está certo. Além do fato de que precisamos de estresse para sobreviver, ajudando a mobilizar o corpo no momento certo e a resolver a situação atual o mais rápido possível, isso nos dá a oportunidade de conseguir mais. O atleta que correu primeiro nas Olimpíadas, fez sérios esforços físicos e morais, está claramente experimentando um estresse incrível. Mas junto com isso, devido à liberação do hormônio endorfina no sangue, ele se sente eufórico e depois se acalma. As endorfinas atuam como analgésicos naturais e reduzem os níveis de estresse.

Em nosso corpo, todos os processos estão interconectados e, se ele souber responder ao estresse, precisamos de algo para isso. 

Como desenvolver resistência ao estresse?

O estresse é um companheiro constante de nossas vidas. Se aprendermos a percebê-lo corretamente, ele poderá nos beneficiar. Nós descobrimos como responder ao estresse e prevenir o estresse, com base no livro “Resistência ao estresse. Como permanecer calmo e eficaz em qualquer situação » psicóloga Sharon Melnik.

1. Pare de controlar tudo 

Muitas vezes, experimentamos estresse quando não somos capazes de controlar completamente a situação. Quanto mais controle, maior a tensão. De fato, cada situação possui 50% dos fatores que podemos controlar e 50% que não controlamos. As reações estressantes começam quando nos concentramos nos 50% que estão além do nosso controle. Nós gastamos toda a nossa energia e energia para consertar isso. O próprio sentimento de falta de controle é o estresse. Perceba que é impossível controlar tudo e se concentrar nos seus 50%.

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2. Às vezes, clique em “OFF”

Imagine que o botão “LIGADO” é o seu sistema nervoso simpático (SNS), que fornece energia e ajuda a se concentrar. O sistema nervoso parassimpático (SNP) está desativado. Controla as funções do corpo em repouso, como sono, respiração e pulso. Assim, o SNS ativa o estresse e o PNS o desliga. 

Emprestar o modelo de treinamento intervalado para atletas: trabalho intensivo alternado e um período de descanso durante o dia. Para recuperar, escolha exercícios de relaxamento pessoal para você, alternando para o botão imaginário “OFF”. 

3. Aprenda a se afastar

Sim, isso é tão simples. Se você não encontrar uma saída adequada, precisará aplicar constantemente um esforço extra para obter pelo menos algum resultado – dê um passo atrás. O princípio do “desapego razoável” permite fazer tudo o que depende de você, mas ao mesmo tempo abstrair os resultados. 

4. Priorize

O pensamento dirigido é a capacidade de manter os pensamentos em uma direção. Você pode “ensinar” seu sistema nervoso a não responder aos estímulos automaticamente, mas a “pausá-lo”. Quanto mais claramente definidas suas prioridades, mais direcionado seu pensamento. O sentimento de congestionamento na verdade significa que você não está claro no estágio de priorização. A clareza nesse sentido é a realização de seus objetivos reais e a compreensão das razões pelas quais eles são seus objetivos. 

5. Adapte-se à mudança

Muitos de nós tendem a globalizar situações problemáticas e “inflá-las” em proporções incríveis. Esquecemos – tudo o que acontece conosco na vida é um fenômeno temporário. Os problemas acontecem regularmente, e quanto mais força e energia gastamos neles, menos energia resta para o desenvolvimento. 

Adapte-se a mudanças negativas, todos eles trazem novas oportunidades. Isso é chamado de “pensamento desenvolvimental”, quando o aprendizado se transforma em um processo no qual cometer um erro não é assustador, porque um erro = nova experiência. Assim, você sai do estado de vítima das circunstâncias, um estado deprimido e percebe tudo o que está acontecendo como a experiência de que você precisa, que ensina e modera você. 

Por que o RH é importante para entender a natureza do estresse

Trabalhar com pessoas geralmente é cheio de estresse. Encontrar uma abordagem para todos não é uma tarefa fácil. Adicione a isso a multitarefa da profissão de RH, funções organizacionais e você certamente terá reações estressantes e desgaste profissional. Que tal reduzir o estresse dos funcionários e sua motivação para novas conquistas? Uau, algo é estressante demais. É por isso que é importante para um especialista em RH entender a natureza do estresse e controlar primeiro sua condição, porque ele ainda tem toda uma equipe de funcionários. Permanecendo resistente ao estresse, pode ajudar a superar o sofrimento de outras pessoas e tornar seus dias de trabalho mais produtivos.

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