August 13, 2022

Os hábitos são as forças dos bastidores que controlam nossas vidas. Bons hábitos nos ajudam a alcançar nossos objetivos, e maus hábitos, respectivamente, interferem. De uma maneira ou de outra, os hábitos influenciam fortemente nosso comportamento inconsciente.

A diferença entre hábito e objetivo não é de todo semântica – eles têm um princípio de ação diferente. Por exemplo:

Você quer aprender uma língua estrangeira: esse desejo de aprender a falar fluentemente em seis meses (meta) ou a decisão de praticar por meia hora todos os dias (hábito).

Você quer ler mais livros. Defina a tarefa de ler 50 livros antes do final do ano (meta) ou leve consigo livros e leia um pouco todos os dias (hábito).

Você quer passar mais tempo com sua família. Separe 7 horas por semana para os parentes (objetivo) ou apenas sente-se à mesa com eles todos os dias (hábito).

1. Problemas com o estabelecimento de metas

Quando queremos mudar algo em nossa vida, é lógico começar definindo uma meta. Todo livro sobre psicologia e auto-aperfeiçoamento trombeta isso, envolvendo desvantagens óbvias.

As metas têm uma data de validade . É por isso que, tendo atingido certas alturas, muitos estão deslizando para onde começaram. O atleta corre uma maratona e depois treina. O funcionário do escritório está lutando para economizar seu salário e, em seguida, gasta tudo e fica sobrecarregado de dívidas. Uma dona de casa senta-se em uma dieta rigorosa, perde peso e depois comemora sua vitória com um bolo de chantilly.

Alcançar metas às vezes depende de fatores que não podemos controlar. Não faz sentido negar que existem objetivos simplesmente inatingíveis – independentemente dos esforços realizados, você não conseguirá o que deseja. Lesões podem quebrar uma carreira esportiva. Despesas imprevistas porão um fim à economia. A tragédia familiar destruirá a inspiração e os impulsos criativos. O estabelecimento de metas é uma tentativa de estruturar processos de vida caóticos.

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Os objetivos dependem da força de vontade e da autodisciplina . Charles Dachigg escreve em seu livro The Power of Habit:“Força de vontade não é apenas uma habilidade. É um músculo que, como os músculos dos braços e pernas, se cansa de trabalhar duro, portanto, simplesmente não permanece em outras coisas. ”

Para não se perder, você deve manter constantemente seu objetivo em mente. Manter o alvo à vista o tempo todo não é uma tarefa fácil, porque a vida não pára e os outros lados também exigem nossa atenção. Por exemplo, o desejo de economizar dinheiro requer disciplina ao ir à loja. Mas reservar alguns milhares do seu salário para uma conta poupança não é difícil. Os hábitos simplificam bastante o caminho para o desejado.

Metas nos tornam arrogantes ou nos fazem sair do sério . Estudos recentes mostraram que o cérebro humano às vezes confunde o estabelecimento de metas com a realização de metas. Isso geralmente acontece quando compartilhamos nossos planos com alguém. Além disso, objetivos irrealistas podem resultar em atos imprudentes e antiéticos.

2. Benefícios dos hábitos

Stephen Covey: “O hábito está na interseção de conhecimento (o que fazer), habilidade (como fazer) e desejo (eu quero fazer).”

Seguindo o hábito, agimos automaticamente. Portanto, o objetivo é alcançado em etapas, o que simplifica bastante o processo. Essa abordagem sistemática tem muitas vantagens:

Os hábitos ajudam a preencher um plano em excesso. Suponha que uma pessoa comece a escrever um romance. Ele decide escrever 200 palavras por dia para concluir o livro após 250 dias. 200 palavras não são muito, mesmo para uma pessoa muito ocupada. Mais de 1.000 palavras podem ser exibidas em um dia particularmente bem-sucedido – como resultado, o livro será concluído muito antes. Mas a expressão ameaçadora “escreva um livro em 4 meses” pode muito bem desencorajar a criação de um escritor.

Os hábitos são fáceis para nós .

Dahigg escreve:“Os hábitos são fortes, mas frágeis. Eles podem aparecer consciente ou inconscientemente. Eles geralmente operam sem permissão, mas podem ser ajustados a seu critério. “Os hábitos afetam nossas vidas muito mais do que pensamos – às vezes eles são tão fortes que nossos cérebros os agarram com um aperto mortal, ignorando o bom senso”.

Demora 30 dias para formar um novo hábito: em um mês será mais fácil executar a ação usual do que ignorá-la.

Hábitos mudam seu estilo de vida . Toda a nossa vida é formada em torno de hábitos, muitos dos quais nem temos consciência. Segundo a pesquisa de Dahigg, os hábitos ocupam 40% dos nossos dias. Os hábitos nos definem como indivíduos. William James (um psicólogo especializado em problemas causados ​​por maus hábitos) diz:“Embora nossa vida seja cheia de várias surpresas, ela ainda consiste principalmente de hábitos – práticos, emocionais, intelectuais. Eles irresistivelmente nos levam ao nosso destino, qualquer que seja.

Um hábito arraigado pode durar a vida inteira, a menos que, por algum motivo, você queira se livrar dele .

Hábitos mudam a própria vida . Stephen Covey parafraseou as palavras de Gandhi:”Semeie um pensamento – colha uma ação, semeie uma ação – colha um hábito, semeie um hábito – colha um personagem, semeie um personagem – colha um destino”.

Em outras palavras, apenas um hábito pode mudar drasticamente o curso de nossas vidas – Dahigg chama esses hábitos de “chave”. Por exemplo, o exercício diário pode estimular uma alimentação saudável e abandonar o álcool. Um mau hábito também pode ser substituído por um útil.

Não é necessário adquirir hábitos radicais, você precisa começar pequeno. O professor de psicologia da Universidade de Stanford, BJ Fogg, recomenda os chamados “pequenos hábitos” – por exemplo, você não pode usar fio dental todos os dentes de uma vez, mas comece com apenas um. Depois que o hábito se desenvolver, você poderá ir para o próximo nível e complicar sua tarefa. Se você quiser ler mais, comece com 25 páginas por dia. Quando isso se tornar norma, aumente o número de páginas – o objetivo será alcançado.

3. Por que uma abordagem sistemática realmente funciona

Charles Nobel:”Primeiro moldamos nossos hábitos e depois nossos hábitos nos moldam.”

Muitas pessoas bem-sucedidas observam que, ao mudar o curso, do estabelecimento de metas específicas para a formação de hábitos de longo prazo, melhoramos nossas vidas.

Warren Buffett lê todos os dias, adquirindo novos conhecimentos necessários para seu investimento.

Stephen King escreve 1000 palavras todos os dias (ele chama esse hábito de “um pouco de sonho criativo”). O atleta Eliud Kipchoge faz anotações após cada sessão de treinamento para entender e eliminar suas fraquezas. Repetindo a mesma coisa repetidas vezes, resultados surpreendentes podem ser alcançados.

Para ir à meta, você precisa se preparar e colocar toda a sua força nela. Os hábitos funcionam como piloto automático e não exigem custos extras de energia. Criar alguns hábitos é como reflash seu próprio cérebro.

Se queremos alcançar algo em nossa vida, precisamos parar de sonhar e criar belos objetivos e, em vez disso, continuar a formar hábitos úteis.

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