Burnout profissional: sinais e métodos de controle

Moça cansada na mesa

O café favorito tornou-se insípido, colegas e amigos estão cansados, e todo aumento no trabalho é tortura? Talvez não seja apenas a melancolia sazonal ou as consequências de uma longa separação do mar. Fadiga crônica pode ser um sinal de desgaste e queremos conversar sobre isso com você.

O que significa “esgotar-se no trabalho”

Em 2019, a OMS reconheceu oficialmente a síndrome de burnout da doença. Não confunda burnout com fadiga ou mau humor depois de repreender o chefe. Todo mundo tem dias difíceis no trabalho, mas o esgotamento é a ausência de bons dias. Burnout é um estresse crônico.

Sinais de desgaste profissional

Não é fato que um desses sinais indique seu desgaste, mas se você tiver vários sintomas há muito tempo, pense sobre isso:

  • sensação constante de exaustão;
  • diminuição da produtividade;
  • deterioração das relações com a família no fundo de sua irritabilidade;
  • cinismo em relação a colegas e clientes;
  • forte esquecimento, problemas de memória;
  • indiferença ao trabalho e até aos projetos que o inspiraram anteriormente.

Alguns psicólogos também observaram outros sintomas em pessoas com burnout. Por exemplo, pensamentos obsessivos sobre o trabalho após o expediente e até problemas de saúde (insônia, dores de cabeça, palpitações, tonturas ou dor gastrointestinal). Todos os sintomas são individuais, mas os principais sinais são comuns a todos – fadiga crônica e indiferença ao trabalho.

Mulher cansada do serviço
Mulher cansada do serviço

Quem é propenso a esgotar-se

O esgotamento está associado ao alto estresse emocional e intelectual. Portanto, o desgaste profissional freqüentemente afeta médicos e outros profissionais de saúde, funcionários de fundações de caridade, policiais e professores.

Pessoas que frequentemente precisam se comunicar com estranhos, conhecer novas pessoas e serem visíveis para os outros também são muito suscetíveis ao desgaste profissional.

Muitas vezes, os melhores funcionários, que geralmente são superprodutivos, e os perfeccionistas se esgotam no trabalho. O trabalho sem restrições, sem dormir e descansar, é um caminho direto para o desgaste profissional.

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Não há conseqüências claras do desgaste profissional, mas o cansaço constante e o mau humor podem levar de depressão a graves problemas de saúde.

O que fazer quando o esgotamento

Você pode gravar no seu trabalho favorito, portanto, a opção de sair e alterar os trabalhos não é a única. Para começar, descubra por que você atingiu esse estado. Talvez você não consiga resolver alguma tarefa de trabalho há muito tempo, o líder menospreza suas realizações ou responsabilidades. Depois de descobrir o motivo, considere como superar o esgotamento.

O que fazer com o esgotamento profissional:

Livre-se do perfeccionismo

Um desejo obsessivo de fazer tudo perfeitamente e o medo de erros o deixará louco. Relaxe e permita-se ser apenas um bom funcionário, e não um trabalhador-robô ideal.

Reduza a carga

Converse com seu gerente da alma sobre o seu problema e peça que ele revise suas responsabilidades no trabalho. Talvez alguns deles possam ser transferidos para funcionários menos ocupados ou completamente abolidos.

Crianças descansando
Crianças descansando

Aprenda a recusar

Realize treinamento para iniciantes na empresa – sim. Leve metade do tempo – sim. Termine o relatório para um colega esquecido – sim. Ajude o chefe a escolher um presente para sua esposa – sim. E não! O suficiente para assumir um bilhão de tarefas – caso contrário, queime!

Reviver o interesse no trabalho

Um segundo vento no trabalho antigo abrirá novos desafios. O tédio e a perda de interesse nos assuntos do trabalho são algumas vezes causados ​​por hiper-habilidades – é quando você é um super profissional e sabe tudo. Aprenda novas ferramentas no mercado, converse com especialistas de outras empresas, inscreva-se em um curso on-line.

Tenha um descanso

Arranje um novo hobby, inscreva-se para danças – preencha o horário após o expediente com atividades interessantes. Obsessão apenas no trabalho e leva ao esgotamento. E pare de finalmente verificar seu e-mail comercial à noite e atender as chamadas dos clientes depois das 18h.

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Planejar coisas

Às vezes, é assustador começar a trabalhar – parece que existem apenas um milhão de casos. Daí o mau humor e a saudade. Aprenda a planejar seu dia de trabalho corretamente e não economize mais tarde.

Fogo

Se tudo mais falhar e você não puder reanimar seu amor pelo trabalho, é hora de mudar sua empresa ou até sua profissão.

Muitas vezes, superar o esgotamento profissional ajuda a descansar. Reconsidere sua atitude em relação ao trabalho ou problemas opressivos – talvez ainda não seja tão ruim e você só precise sair de férias. Se você não consegue lidar com o esgotamento, pense em mudar de atividade.

Chefe despreocupado
Chefe despreocupado

Prevenção de burnout

Você pode se proteger do esgotamento profissional se seguir várias regras:

  • Não negligencie feriados e descanse. Qualquer mudança de cenário é importante;
  • tempo fora do trabalho é o seu tempo pessoal. Não pense em trabalhar em casa, não verifique o correio do trabalho e peça aos seus colegas para não ligar à noite;
  • procure os profissionais em seu trabalho e lembre-se constantemente deles;
  • peça ajuda, se algo não der certo – não salve problemas;
  • não tente assumir 100500 responsabilidades – cuide-se;
  • Não pare no desenvolvimento profissional e aprenda constantemente algo novo;
  • Não tolere negligência no trabalho.

Conclusão

Burnout não é uma piada, mas uma doença e um alerta. Não se canse: relaxe, distribua a carga, não faça ciclos no trabalho. E se você sentir que está queimando, descubra as razões e aja mais rápido – apague o fogo!

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